Desde que comecei a trabalhar com suculentas até hoje, muitas pessoas vieram me contar (meio envergonhadas) que já conseguiram matar uma suculenta… Mas acreditem, matar uma suculenta é mais difícil do que mantê-la viva.

A regra para manter sua suculenta sempre linda e saudável é simples: Muito sol e pouca água. Só isso!

A maioria das suculentas prefere um ambiente árido, pois elas retém a água em seu caule, folhas ou raiz. Portanto é melhor você esquecer de regá-las de vez em quando do que ficar molhando com muita frequência. No verão uma rega por semana é o suficiente. No inverno, regue no máximo uma a duas vezes ao mês. Molhe apenas a terra evitando que a água caia sobre as folhas, pois elas podem apodrecer. Em recipientes que não tenham furos em baixo, como os terrários por exemplo, vale a pena regar com borrifador ou seringa para que não tenha risco de errar a mão na água.

Outro fator importante para nossas plantinhas é a quantidade de sol. Cactos e Suculentas precisam de bastante luminosidade, mas isso vai depender da espécie que você tem. A grande maioria delas vai muito bem com umas 4 horas de exposição ao sol direto. Outras preferem a luz indireta. Pesquise as espécies que vocês escolheu e ofereça o ambiente ideal. Mas a grande maioria funciona assim: quanto mais sol, mais linda!

Lembre sempre que a melhor maneira de cuidar bem de suas plantas é observando os sinais que ela está dando.

Por exemplo: suculentas que estão com aparência alongada, com as folhas afastadas, precisam de mais sol. Suculentas que estão perdendo o brilho nas folhas precisam de mais água. Se perceber que as folhas mais antigas (da parte de baixo) de sua suculenta estão secando, não se preocupe! É o ciclo natural dela.

Se ainda tiver com dúvidas sobre a saúde da sua suculenta, escreve pra mim!!